PAYCHEX ALERTA PEQUENOS EMPRESÁRIOS SOBRE AS PARTICULARIDADES DO ESOCIAL

O Governo Federal criou o eSocial, projeto que unifica em uma única plataforma todas as informações do empregador relacionadas aos seus colaboradores. Com isso, todas as informações relativas à folha de pagamento e às obrigações trabalhistas, previdenciárias e fiscais estarão reunidas em um único sistema. Essa mudança implicará no prazo e no formato de envio de diversos dados e documentos, tais como a Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte (DIRF), ficha de registro de empregado, entre outros.

Segundo Luiz Henrique de Oliveira, presidente da Paychex – especializada no processamento de folha de pagamento para pequenas empresas -, o pequeno empresário precisa ficar atento aos novos processos, pois as ocorrências deverão ser registradas diariamente, na medida em que ocorrem.

Os valores para recolhimento do INSS, FGTS e IR serão gerados pelo próprio sistema, tendo por base as verbas informadas na folha de pagamento. Na prática isso significa que algumas verbas poderão ter incidência de encargos, tais como aquelas negociadas pelos sindicatos e que não tenham liminar para isenção dos encargos. O projeto permitirá ao Estado uma fiscalização muito mais eficaz, com a possibilidade de rápida aplicação de penalidades.

“É importante lembrar que as empresas em regime de lucro real terão de aderir ao sistema a partir de outubro. Já os microempreendedores individuais, pequenos produtores rurais, empresas de lucro presumido e optantes pelo Simples Nacional serão obrigadas a partir de janeiro de 2015”, esclarece o executivo.

A Paychex, além de oferecer serviço especializado e que atende a todas as necessidades do eSocial, também preparou um portal que dá orientações sobre os processos e ainda alerta para o prazo de captura dos eventos que devem ser reportados ao governo. O portal é acessado pelo cliente através do site da empresawww.paychex.com.br.

Deixe um comentário